Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
TENENTE ANANIAS, RN, Brazil
Secretaria Municipal de Assistência Social.

Seguidores

terça-feira, 5 de abril de 2011

CRAS_CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL



CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) com um total de aproximadamente 1.250 Famílias cadastradas. E com atendimentos realizados através de trabalho de triagem e orientação psicossocial com crianças, adolescentes, adultos, idosos, visitas domiciliares, visitas a escolas e encaminhamentos para outras redes de atendimento.
          Além de visitas domiciliares e bases de apoio da comunidade, na prática são realizados diariamente atendimentos individuais e coletivos a partir dos quais são feitos os devidos encaminhamentos e orientações psicossociais com crianças, adolescentes, adultos e idosos que fazem parte de seu território de abrangência.

Dentre os grupos podemos citar:
 GRUPO DE GESTANTES



OBJETIVOS TEMAS TRABALHADOS COM O GRUPO:
ENCONTROS MENSAIS PARA:
– Acolhida e apoio psicossocial;
– Mudanças físicas/ou psíquicas sofridas pela mulher no período gestacional.
–Além de temas transversais como direitos humanos, cidadania, podendo haver atendimentos individuais, de acordo com a necessidade de suporte apresentada pelo grupo;
–Existe a parceria com os agentes de saúde, representantes de sindicatos rurais entre outros profissionais convidados em ação voluntária.

        Temos também o GRUPO DE MULHERES “VIVER BEM” 



GRUPO DE MULHERES “VIVER BEM”
● Encontros quinzenais, durante cada ano;
● Hoje com 21 mulheres,  com idade entre 35 e 59 anos, que tem como objetivo promover um espaço para apoio psicológico e a otimização da qualidade de suas relações familiares e sociais, a partir da auto-expressão em um contexto de troca de experiências que favorecem a construção de novas formas de ser  e de estar no mundo.


                          GRUPO DE CRIANÇAS:


GRUPO DE CRIANÇAS, que tem como público alvo crianças de 6 a 10 anos, o grupo trabalha aspectos comportamentais, valores sócios culturais e aspectos ligados a convivência familiar.
Local: CRAS
Parceiros: Escolas Municipais, secretarias de Educação, PETI, Conselho tutelar.




                                          GRUPO DE IDOSOS:
GRUPO DE IDOSOS do centro com 26 idosos e do Projeto CONVIVER que tem 55 idosos, tem como público alvo homens e mulheres a partir de 60 anos, trabalho realizado através de palestras sócio-educativas e de apoio psicossocial, com encontros quinzenais para tratar de temas como: envelhecimento ativo x ociosidade; relacionamentos pessoais e familiares; participação 
social/cidadã; vínculos de amizade, etc.


O CRAS também desenvolve acompanhamento e orientação ao projovem adolescente realizando reuniões/encontros para capacitação e orientação da equipe técnica,palestras sócio-educativas com os coletivos tratando dos seguintes temas:Adolescência,vida adulta,educação formal,mercado de trabalho,valores familiares,sociais e políticos,dentre outros temas ligados a prevenção dos riscos de vulnerabilidade social e econômica deste público.
Local: CRAS E Sede o PROJOVEM
Parceiros: Conselho tutelar e voluntários de diferentes áreas de atuação profissional que se disponham a colaborar com as palestras e ações sócio-educativas.

           No CRAS temos ainda atendimento Psicológico, atendendo crianças, adolescentes adultos e idosos, com objetivo de orientação psicossocial ao usuário que apresenta a necessidade de uma escuta diferenciada e acolhimento do ponto de vista psicológico e emocional,por viverem em situação de risco e vulnerabilidade psicossocial.A ação não se configura como forma de acompanhamento psicoterapêutico fixo ou permanente,mas sim como uma alternativa para a significativa demanda de sofrimento psíquico que por sua vez trazem com frequência,muitos efeitos negativos a vida do sujeito e rede social a que pertence.
Local: CRAS e domicílios
Parceiros: Agentes comunitários de saúde, Médicos da rede municipal que encaminham parte dos usuários,secretaria de saúde.

                                          PETI-PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL




O PETI com um total de 100 crianças vinculadas, sendo que temos 70 aqui na zona urbana e 30 na vila mata. O trabalho é organizado de forma articulada para fortalecer um

conjunto de ações visando à retirada de crianças e adolescentes de até 16 anos das práticas de trabalho infantil, exceto na condição de aprendiz
a partir de 14 anos.



                                 PROJOVEM ADOLESCENTE





Projovem adolescente: Temos 50 adolescentes cadastrados no programa, e estamos formando um núcleo de 50 na vila mata, para que os jovens da comunidade possam desenvolver a capacidade de fortalecer os vínculos, construindo identidade, aprofundando o conhecimento, identificando desafios para que no final, possa realizar-se coletivamente.



Precisamos melhorar a proteção social especial, conforme disposto na NOBSUAS/2005,que tem por referência a ocorrência de situação de risco ou violação de direitos,a proteção social especial de média complexidade opera por meios dos seguintes serviços:




Serviço de proteção e atendimento Especializado a famílias e indivíduos (PAEFI) no CREAS;

Serviço especializado em abordagem social, no creas em unidade específica referenciada ao creas;

Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas de liberdade assistida LA e de prestação de serviços a comunidade PSC, no creas;

Serviço de proteção social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias,no domicílio do usuário,centro-dia,creas ou unidades referenciadas;
Serviço especializado para pessoas em situação de rua ofertado no creas.


Bom temos muitos desafios a enfrentar, precisamos superar alguns como:
Ampliar o atendimento conseguindo um creas;
Ampliar recursos para os serviços socioassistenciais;
Assegurar condições de trabalho para que permitam aos profissionais exercerem suas atividades com qualidade;


Temos um trabalho articulado e em parceria com o conselho tutelar, secretarias municipais,igrejas,conselho de direito das crianças e adolescentes,ministério publico.


Desenvolvemos os seguintes programas sociais no Município:

        BOLSA FAMÍLIA

Bolsa Família, com um total de 2.000 famílias atendidas de acordo com a folha de pagamento do Mês de março de 2011

O Programa possui três eixos principais: transferência de renda, condicionalidades e programas complementares. A transferência de renda promove o alívio imediato da pobreza. As condicionalidades reforçam o acesso a direitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social. Já os programas complementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.

Assistência Social TENENTE ANANIAS

DIAGNÓSTICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL TENENTE ANANIAS


A gestão da Assistência Social municipal é acompanhada e avaliada tanto pelo poder público quanto pela sociedade civil, igualmente representado no conselho municipal de assistência social. Esse controle social consolida um modelo de gestão transparente em relação às estratégias e à execução da política.

            A transparência e a universalização dos acessos aos programas, serviços e benefícios socioassistenciais, promovidas por esse modelo de gestão descentralizada e participativa, vem consolidar, definitivamente, a responsabilidade do município no enfrentamento da pobreza e da desigualdade, com a participação complementar da sociedade civil organizada, através de movimentos sociais e entidades de assistência social.
                                                                                                        
            O município de TENENTE ANANIAS é habilitado em gestão básica e de acordo com o artigo 30 da LOAS inciso I,existe conselho municipal da assistência social instituído  e em consonância com seus objetivos.

           Dentro da proteção social básica que tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, nossos serviços são voltados à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (descriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiência, dentre outras).
Essa proteção prevê o desenvolvimento dos programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos.
           A proteção social Básica municipal atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre elas,destacam-se os centro de referência da assistência social (cras)e arede de serviços sócio-educativos direcionados para grupos específicos de trabalhos  para crianças ,jovens e idosos.
 Postado por : Suiann  Rosângela
Assistente Social