Livro lançado pelo MDS ajuda a construir repertório de políticas sociais
07/04/2011 15:10
Durante lançamento da publicação, em Brasília, autoridades ressaltaram a evolução dos programas de desenvolvimento social no Brasil
Brasília, 7 – Em cerimônia que reuniu cerca de 60 convidados, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) lançou na quarta-feira (6) o livro “Políticas Sociais para o Desenvolvimento: superar a pobreza e promover a inclusão”. A publicação é um desdobramento do Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Social (realizado em 2009), que discutiu a política social aplicada em diferentes contextos internacionais.
Clique aqui para acessar a íntegra do livro.
Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS
(61) 3433-1070www.mds.gov.br/saladeimprensa
Durante o evento, uma das responsáveis pelo trabalho, Maria Francisca Pinheiro Coelho, professora da UnB e ex-funcionária do MDS, ressaltou a importância do trabalho desenvolvido em parceria. “O registro e a disseminação desse debate podem contribuir para a construção de um repertório de políticas de desenvolvimento social em vários contextos e para a superação de desafios no desenho e na implementação de programas”, destacou.
A representante da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), Marlova Jovchelovitch Noleto, defendeu a importância da parceria da Unesco com o MDS e lembrou a necessidade da discussão proposta pela publicação. “O livro representa uma quebra de paradigmas. Para nós, da Unesco, é um material que motiva o público certo pelas razões certas”, afirmou.
Outro grande parceiro do MDS que compôs a mesa de abertura, o coordenador residente das Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, fez uma apresentação bem-humorada, apontando importantes questionamentos sobre os paradigmas da pobreza no País. “Há alguns anos, havia grande ceticismo com relação ao desenvolvimento social do Brasil. Hoje, esse ceticismo se tornou alegria e a realidade brasileira se tornou um exemplo para outros países.”
Para encerrar o evento, o secretário executivo do MDS, Rômulo Paes, agradeceu a presença da ex-secretária Luziele Tapajós e da diretora Mônica Rodrigues, ambas organizadoras do livro, em conjunto com Maria Francisca Pinheiro Coelho.
A publicação conta com 15 artigos com os seguintes autores: Rebeca Grynspan, Guy Standing, Marcelo Neri, Joan Subiratis, Márcio Pochmann, Francisco Menezes, Harjit Anand, Ricardo Paes de Barros, Santosh Mehrotra, Pungky Sumadi, Arlete Sampaio, Armando Barrientos, Pierre Salama, Patrus Ananias e Laís Abramo.
O secretário citou a importância dos ex-ministros do MDS, Patrus Ananias e Márcia Lopes. “Além de coautores desse material, são grandes companheiros, que fazem parte da história que esse livro representa”, afirmou. “O momento dessa publicação é fundamental para percebemos onde estávamos e para onde vamos mirar nossas metas daqui em diante”, concluiu.
Clique aqui para acessar a íntegra do livro.
Fernanda Lattarulo
Ascom/MDS
(61) 3433-1070www.mds.gov.br/saladeimprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário