Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
TENENTE ANANIAS, RN, Brazil
Secretaria Municipal de Assistência Social.

Seguidores

sábado, 16 de abril de 2011

PROTEÇÃO SOCIAL NO BRASIL.






Para onde vai a proteção social no Brasil?

O assistente social Marcelo Garcia, atualmente Assessor de Articulação, Parceria e Participação Social (nome estratégico não?) do governo de Minas Gerais publicou escritos em seu site referentes à Proteção Social da Assistência Social no Brasil.

Garcia lembra que os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS recebem do governo federal o mesmo valor nominal que recebiam em 2001 (um CRAS para 2500 famílias recebe R$ 4.500,00 ao mês e um CRAS para 5000 famílias recebe R$ 9.000,00). Segundo ele, este é um valor inviável para implementar os serviços de proteção básica do SUAS e alerta que a situação pode complicar ainda mais, visto que ouve um corte no orçamento da assistência social.

É importante ressaltar que o co-financiamento do SUAS não é de responsabilidade apenas do governo federal. Prova disso, em alguns estados – como Minas Gerais – foi criado Piso Estadual destinado ao Fundo da Assistência Social. Alguns municípios também tem se posicionado no direcionamento de recursos para os Fundos Municipais, contudo, o que falta ainda é “entender o SUAS como uma estratégia articulada e fundamental para a organização da Proteção Social no Brasil”, como afirma Garcia. Para ele, não adianta garantir a segurança de renda via Bolsa Família se não houver uma rede integrada de proteção social.

Experiências como estas são relevantes e fundamentais, mas o entendimento da Assistência Social como pública, de direito do cidadão e de dever do Estado (inclusive/principalmente do dever orçamentário) ainda é o grande desafio.

Salve os direitos sociais!!!

Veja artigo de Marcelo Garcia: http://www.marcelogarcia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário