CFESS organiza workshop preparatório, com debate sobre a definição mundial da FITS
Cartaz da Conferência Mundial (divulgação)
Os/as assistentes sociais que tiverem interesse em participar da próxima Conferência Mundial de Serviço Social já podem se preparar. A próxima edição do evento, que ocorrerá de 8 a 12 de julho de 2012 em Estocolmo (Suécia), já está com período de inscrições, tanto para ouvintes como para apresentação de trabalhos. O tema da Conferência será: Serviço Social e Desenvolvimento Social – ação e impacto.
A intenção da organização do evento é fazer de Estocolmo um ponto de encontro de autoridades públicas, assistentes sociais, especialistas e estudantes para socializarem experiências e debaterem sobre o desenvolvimento de práticas na área, sobre a formação e as políticas sociais, com o objetivo de construir uma realidade sustentável para os/as usuários no futuro.
Para isso, os organizadores ressaltam a importância da inscrição de trabalhos de todas as partes do mundo, no sentido da troca de experiências. As pesquisas podem ser inscritas nas seguintes áreas: desenvolvimento social, formação, elaboração de políticas públicas e experiências de usuários/as. Os resumos dos trabalhos podem ser entregues até 30 de novembro de 2011, pelo site da Conferência (Clique para conhecer e saber mais). Os trabalhos selecionados serão publicados no livro-programa do evento.
Entre os conferencistas convidados, estão o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Paulo Netto, o ex secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan e a ex-presidente do Chile, Michele Bachelet, que hoje é diretora da ONU para as mulheres.
Workshop
Diante da dificuldade de contemplar, em um conceito internacional, as diferentes (e muitas vezes divergentes) perspectivas teórico-metodológicas existentes na área, o CFESS, desde 2000, questiona a existência de uma definição mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS), mas, diante de sua permanência, o Conselho Federal sempre defendeu uma revisão. Considerando que o Grupo de Trabalho (GT) constituído mundialmente para tal tarefa não se reuniu, o CFESS apresentou uma contribuição ao debate durante a assembleia da FITS, ocorrida em 2010.
O encontro não procedeu à revisão, mas por solicitação do CFESS, aprovou a realização de um workshop no Brasil em 2012, para discutir a atual definição e colher subsídios para sua reformulação. Visando materializar essa proposta, o CFESS formou um GT Ampliado para construir estratégias para sua implementação.
GT se reuniu na última sexta-feira, dia 8 de julho, no Rio de Janeiro (foto: CRESS-RJ)
A primeira reunião do Grupo de Trabalho, na gestão Tempo de Luta e Resistência, ocorreu na sede do CRESS-7ª Região/RJ, na sexta-feira, 8 de julho. No GT, a ABEPSS está representada pelo professor Carlos Montaño; a ENESSO pelo discente Nilmar Santos. Pelo CFESS, que acompanha as Conferências Mundiais da FITS desde 1998, participaram da reunião as conselheiras Sâmya Ramos, Esther Lemos e Maurílio Matos. Também estiveram presentes as professoras Elaine Behring, Ivanete Boschetti, Silvana Mara dos Santos, Ana Elisabete Mota, Joaquina Barata, Valdete Barros e Marilda Iamamoto.
Na reunião, os/as integrantes do GT elaboraram um indicativo de que o workshop deverá ocorrer entre março e abril de 2012, antes da Conferência Mundial. A data ainda será confirmada, de acordo com a disponibilidade dos representantes da FITS e da Associaçâo Internacional de Escolas de Trabalho Social (AIETS).
A conselheira do CFESS Esther Lemos explica que o intuito da reunião foi dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido pelas gestões do CFESS, a partir das deliberações dos Encontros Nacionais CFESS-CRESS. "Nosso desafio é avançar além das fronteiras nacionais, garantindo a particularidade da construção histórica do Serviço Social brasileiro. O acúmulo da produção do conhecimento na nossa área, com fundamento teórico-metodológico, técnico-operativo e ético-político, permite-nos reunir este grupo e, a partir dele, propor para o debate uma definição mundial de Serviço Social a ser apresentada na Conferência Mundial da FITS em 2012", ressalta.
Algumas estratégias definidas pelo grupo foram a de produzir um texto com indicação das críticas à atual definição da FITS e indicando pressupostos e fundamentos teóricos sobre uma definição de trabalho social(veja a proposta elaborada pelo CFESS em 2010); aprofundar o debate no Brasil, em eventos nacionais e locais, envolvendo unidades de formação acadêmica (UFAs), CRESS, ENESSO, estudantes; provocar o debate e buscar articulação com entidades da América Latina e do Caribe, incluindo o tema na pauta de eventos regionais.
Integrantes do GT Definição mundial de Serviço Social (foto: Enesso)
O Brasil já ocupou o cargo de vogal da FITS em três ocasiões, sendo a primeira com a presidente do CFESS Valdete de Barros Martins (1998-2002), a segunda com a Conselheira do CFESS Joaquina Barata Teixeira (2004-2008) e a terceira com a ex-presidente Ivanete Boschetti, eleita na assembleia da FITS em 2008 (2008-2012).
A participação do CFESS na FITS move-se pela convicção de fortalecimento da organização política da categoria na América Latina e Caribe, e de inserção dos princípios e valores do projeto ético-político profissional no debate mundial.
Leia a definição de Serviço Social proposta pelo CFESS em 2010
Visite o site da Conferência Mundial de Serviço Social
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Diogo Adjuto - JP/DF 7823Assessoria de Comunicaçãocomunicacao@cfess.org.br
http://cfess.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário