Total de visualizações de página

Quem sou eu

Minha foto
TENENTE ANANIAS, RN, Brazil
Secretaria Municipal de Assistência Social.

Seguidores

domingo, 22 de maio de 2011

Proteção social no Brasil contribui para plano de trabalho com o Quênia

20/05/2011 17:20
Após visita de representantes quenianos ao MDS, os países assinam plano de trabalho que antecede projeto de cooperação técnica. Desde segunda-feira, o grupo participou de palestras e visitas a escolas e equipamentos públicos que integram a rede de proteção social, em programação encerrada nesta sexta (20)
Bruno Spada/MDS
O secretário-executivo do MDS, Rômulo Paes, cumprimenta o ministro de Gêneros, Crianças e Desenvolvimento Social do Quênia, James Nyikal
Brasília, 20 – A articulação das políticas públicas brasileiras e o compromisso do Governo Federal com a população mais vulnerável são, na avaliação de representantes do Quênia em visita ao Brasil, bons exemplos para combater a desigualdade social. O resultado disso é a assinatura, nesta sexta-feira (20), de um plano de trabalho entre os dois países. “Queremos aprender com o sistema de proteção social do Brasil. Saber como é gerenciado e administrado”, disse o secretário executivo do Ministério de Gênero, Criança e Desenvolvimento Social do país africano, James Nyikal, um dos 14 integrantes da comitiva daquela nação.

Durante esta semana, a delegação queniana esteve no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), além de visitar outras pastas do Governo Federal, participou de palestras e visitas a escolas e equipamentos públicos que integram a rede de proteção social. Um dos objetivos da missão do Quênia, país que tem mais de 36 milhões de habitantes, foi conhecer e avaliar a estrutura, o funcionamento, o monitoramento e a gestão do Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal e o Sistema de Gestão de Informação referente à proteção social.

Plano de trabalho – A missão observou a existência de um sistema de proteção social integrada, que engloba vários ministérios, todos coordenados pelo Governo Federal em parceria com estados, municípios e o Distrito Federal. Além disso, verificou o uso eficiente e eficaz do registro único integrado (Cadastro Único), que reforça a coordenação dos programas sociais e elimina a duplicação de cadastros.

Depois de ver de perto a experiência brasileira, o grupo estrangeiro assinou um plano de trabalho trilateral que será conduzido pelo Brasil, Quênia e Departamento de Desenvolvimento Internacional (Dfid), do Reino Unido. O plano organiza uma agenda de trabalho para os próximos meses, a fim de que, mais adiante, as partes celebrem um projeto de cooperação técnica. A intenção do país africano é receber contribuições do Brasil para o desenvolvimento de uma política integrada de proteção social para aquele país.

Assistência social – Além de conhecer as atividades desenvolvidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ambos localizados em Sobradinho, eles aprenderam sobre o modelo de atendimento a famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social ou violação de direitos, desde o público infantil até idosos, incluindo o Bolsa Família. “Chamou a atenção de todos nós o foco na família. A abordagem de sucesso no Brasil contribui para combater a desigualdade social”, disse a secretária executiva do Ministério do Trabalho e Desenvolvimento de Mão de Obra do Quênia, Beatrice Kituyi.

Segurança alimentar – A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, apresentou aos representantes africanos a ação desenvolvida no Semiárido brasileiro que envolve a construção de cisternas. “O custo de R$ 2 mil por unidade é barato porque o material é adquirido na localidade, o que diminui a despesa com transporte, e a mão de obra é local”, explicou. Na quinta-feira, o grupo queniano almoçou no Restaurante Comunitário de Sobradinho, cidade a 20 km de Brasília. A unidade serve almoço e jantar ao custo de R$ 1.

A visita ao Brasil da delegação queniana faz parte de cooperação trilateral desenvolvida entre o governo brasileiro, por meio do MDS e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), diversos órgãos governamentais do Quênia e o governo do Reino Unido, por intermédio do Dfid.

Aline Menezes
(61) 3433-1065
Ascom / MDS
http://www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário